A MÚSICA NA SAÚDE
As manifestações artísticas são, de forma inconteste, um caminho definitivo para a prevenção à violência, à formação do cidadão consciente e crítico, e um indivíduo muito mais próximo da autorrealização.
Quando falamos de saúde, não podemos excluir a presença das expressões artísticas, e dentro dessa categoria, damos especial atenção à música, que nos acompanha, nos embala, nos consola e oferece meios de transformarmos dor em emoção.
O momento de se discutir a importância da música nas escolas, passou. Para nossa alegria e realização, essa prática já é realidade. Doravante, vamos pensar na melhor forma de fazê-lo, trazendo para a atualidade e para um mundo globalizado, um contexto cultural universal.
Rosário do Sul, não mais se vê de uma forma isolada, mas integrada. É por isto que concordamos com autores do assunto, que trouxemos para este artigo, mostrando teorias muito claras do presente e do futuro da música na educação.
"a aula de música só pode ter êxito se transformada numa ação significativa,
o que pressupõe uma permanente abertura para o novo, num diálogo permanente com a realidade sociocultural."
Souza (1997, p.82)
A visão da música como uma prática socialmente construída, voltada para o esforço de
"possibilitar a compreensão, o entusiasmo e a emoção pelo fazer musical através de ações criativas e significativas para o individual" Forquin (1982, p.82),
Evocar a realidade de cada um faz parte de um processo educativo musical que tenha como objetivo a superação do senso comum e a busca da harmonia entre a música e o indivíduo, entre este e o mundo. Nascemos com a música desenvolvida dentro de nós. É inato.
Atualmente, uma concepção educativa que valoriza a inclusão das disciplinas artísticas, e a música é uma delas, deve estar convencida e preocupada em desenvolver no indivíduo o interesse pela criação e apreciação estética, compreendo-a e até mesmo contestando-a, ao mesmo tempo em que busca desenvolver sua imaginação e disposição para novas atividades artísticas.
O valor estético da música vem fluindo com o tempo.
"Para liberar a criança, não basta confiar inteiramente nela, é preciso também dar-lhe os meios para a realização dessa liberdade. Sem o domínio desses meios, a pretensa liberdade não passa de uma palavra, que garante boa consciência.(...) Deixá-lo (o indivíduo) entregue a si mesmo corresponde portanto a deixá-lo entregue à sociedade que está dentro dele e, ao mesmo tempo, a endossar de fato as desigualdades sociais do acesso à arte" (Porcher, 1982, p.21-22). MUITA MÚSICA NA ALMA E NO CORPO !
CANTE, DANCE, PATICIPE !
FAÇA DA MÚSICA A SUA DROGA INEBRIANTE !
CORAL AREIAS BRANCAS DE ROSÁRIO DO SUL
(DESDE 2006) – e-mail: coralareiasbrancas@gmail.comESCOLA DE MÚSICA GRATUITA E
A MÚSICA NA SAÚDE CONTRA A VIOLÊNCIA
A música é a melhor ferramenta para apoiarmos diversas questões na educação e na vida: como aprendizagem da matemática, desenvolvimento da educação física, multidisciplinaridade com a história, geografia, idiomas e por aí vai, algumas dúzias de disciplinas agregadas. Na vida, todas as terapias de reconstrução psicológica e emocional, vão utilizar a música como meio.
Ficaria impossível falar-se de saúde, sem o componente musical. A música é o tratamento oferecido diretamente por Deus. Nascemos com ela nos corações. Os anjos que nos acompanham, revestem nossas almas de música desde a fase intrauterina.
Hoje, estamos em fase de implantação no sistema educacional, da atividade musical, não havendo mais espaço para a discussão dos benefícios que ela trará, pois já superamos esse momento, e nos voltamos para os meios que dispomos para aplicá-la nas escolas.
Quando falamos de violência, sabemos da importância das manifestações musicais para diminuir a incidência. Vejamos, por exemplo, grandes guetos de extrema violência nas capitais, que foram amenizados com o cardápio musical oferecido aos jovens. Favela da Rocinha no Rio de Janeiro, uma escola de música com mais de 2000 alunos – fora das manchetes, hoje. Favela de Higienópolis em São Paulo, área dominada onde existem quatro grandes orquestras sinfônicas, Olodum na Bahia que disseminou a paz através do ritmo e de suas cores marcantes. E assim, vamos observando que todos os movimentos pacificadores, iniciaram suas ações com a ferramenta música. O Brasil inteiro, de norte a sul, recheado de projetos musicais, bandas escolares, grupos de rock, de rap, em prol da disseminação da paz entre os jovens.
Em Rosário do Sul, temos a Escola de Música Gratuita e Coral Areias Brancas desenvolvendo um trabalho diversificado de música espalhado por toda a cidade, e já são mais de 600 alunos que passaram por nós de alguma forma, em algum momento. Cada pessoinha, adulto ou criança que esteve conosco, deixou uma semente em nós, para crescermos e difundirmos o trabalho, e nós, deixamos uma semente para florescer no coração, mostrando um mundo musical novo.
Um beijo no coração dos queridos rosarienses, e uma linda canção oferecida pelas Irmãs Filhas do Amor Divino, do Hospital nos seus 70 anos em Rosário. Marina Moreira da Rocha
A SEMENTEA A7 D E1.A semente que é lançada numa terra especial
A
Fecundada pela vida, numa dança sideral,
A7 D
Orvalhada pela graça no aconchego batismal,
E A D E A
Cresce livre e encontra um espaço sem igual.
D E A
Senhor, a Tua vida em mim é semente preciosa
E A
O teu amor em mim é fruto generoso.
A7 D E A
O teu amor em mim é fruto generoso.2. Este espaço sem igual é todo seu, Senhor Jesus,
Ocupado por um povo que em Ti encontra Luz.
Torna novo o caminho que para a missão conduz
Ao encontro das pessoas carregando imensa cruz.
3. Torna novo minha prece e a minha vocação,
Torna nova a morada do meu grato coração,
Torna novo para sempre Teu sagrado amor em mim
Que eu possa ir contigo e ser fiel até o fim
Nenhum comentário:
Postar um comentário